Cursos e Treinamentos

Faça sua inscrição

clique aqui

Próximos treinamentos:

Treinamento 08/12/2016 -
Módulo: Iniciante 3
Coordenador: Rubén Tartaglia
Fone: 5411 4654 0794
info@tartagliar.com.ar

Treinamento 08/12/2016 -
Cidade: Castelo - ES
Módulo: Iniciante 3
Coordenador: Maria Lucia Ventorim
Fone: 28 3542-6160
ventorim052@gmail.com

[conheça o Programa]

[ver calendário completo]


Cadastre-se
e receba nossa newsletter


Informação rápida e inteligente
também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!

Associação Brasileira do Trauma

 

A Associação Brasileira do Trauma é uma entidade dedicada ao estudo, pesquisa, tratamento e prevenção dos efeitos do trauma.

Formada principalmente por profissionais de saúde, todos especialistas ou em processo de especialização pelo método SE – Somatic Experiencing® de resolução de trauma, a Associação é uma comunidade fecunda, pulsante e investida na abrangência do tema. A ABT é a única entidade autorizada pelo SETI (Somatic Experiencing Trauma Institute) a certificar o método SE no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

São professores, professores assistentes, assistentes, praticantes e alunos que às suas competências profissionais agregaram o aprofundamento num dos assuntos mais desafiadores, cruciais e urgentes da atualidade. Todos num esforço conjunto de disseminar conhecimentos e informações, expandindo a compreensão e desfazendo mitos sobre o trauma; todos comprometidos em levar alívio e cura para pessoas que vieram a desenvolver Transtorno do Estresse Pós-Traumático, nas mais variadas manifestações e intensidades sintomáticas que esse transtorno pode assumir.
De modo capital, a Associação está se ocupando em desenvolver programas de prevenção, a fim de capacitar mais e mais pessoas a prestar socorro em situações críticas, bem como a aprenderem a se proteger e a zelar pelo próprio equilíbrio em contextos de exposição ao trauma e seus efeitos.

 

O método SE – Somatic Experiencing® - Experiência Somática

 

Peter A. Levine, médico e terapeuta americano e PhD em Psicologia e Biofísica Médica, é o idealizador do método Somatic Experiencing®. A partir da observação de que, embora ameaçados de modo rotineiro, os animais selvagens raramente são traumatizados, Levine desenvolveu uma abordagem essencialmente naturalista. O entendimento do trauma como fenômeno gerado pela impossibilidade de retomada da autorregulação – que seria natural a um organismo, após um evento estressor – está na constituição do método. Estudos mais extensos em etologia animal e outros relativos a rituais indígenas para a resolução do trauma, novas visões e pesquisas das neurociências, bem como uma vasta prática clínica, ampliaram conceitos e apuraram o enfoque.

Minuciosamente atenta à fisiologia, à coerência dinâmica e aos ritmos dos sistemas do corpo, as técnicas do método SE ajudam na finalização de respostas defensivas e na descarga monitorada e gradual dos altos níveis de ativação associados aos comportamentos primários de sobrevivência. A afinação com os mecanismos primitivos da vida e a sintonia com a maneira de os animais selvagens retomarem a autorregulação natural após experiências de perigo, traduzem-se numa terapêutica de largo alcance. Não apenas eficaz, a abordagem SE é ao mesmo tempo precisa e delicada, coesa e bela.

De acordo com Levine, a eficiência e a completude dos mecanismos primários de sobrevivência, que podem ser observados no mundo selvagem, garantem aos animais o retorno da autorregulação natural e a consequente imunidade ao trauma.  É através desses recursos que nós, seres humanos, podemos restaurar o equilíbrio e retomar a vida em sua potência realizadora de si mesma, após termos sido atingidos por experiências devastadoras.

Trauma tem cura.
 

Corpo Diretor


Francisca Suely Barcelos é Psicóloga Clínica – Especialista em Psicologia Analítica (Jung) e Técnicas Corporais pelo Instituto Sedes Sapientiae; Somatic Experiencing Practitioner desde 2003; Provedora em todos os níveis de Experiência Somática e Supervisora de Iniciante; Coordenadora de SE em São Paulo desde 11/2012; Professora de Técnicas Corporais no Instituto Sedes Sapientiae desde 2012; 14 anos de experiência em Recursos Humanos atuando em Treinamento e Seleção de Pessoal; experiência na área Administrativa por atuação em cargos administrativos anteriormente à formação de Psicologia.


Marilia de Castro Reis é Psicóloga Clínica - Especialista em Psicologia Clínica, com 30 anos de experiência. Provedora e Supervisora em todos os níveis de SE, Professora de SE nos níveis Iniciante e Intermediário. Touch Training para SE com Kathy Kain, EUA. Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística. Formada em música e teatro.


Salvador Berga é Agente Autônomo de Investimentos e Assessor Financeiro; SEP e Assistente em vários treinamentos de SE.


Sônia Maria Gomes Silva é Psicóloga com doutorado em Psicologia Clínica, Rolfista estrutural e de movimento, SEzista. Ex-Supervisora de Recursos Humanos, atendimento clinico em Psicologia e como Rolfista, membro da diretoria da ABT, professora internacional de SE em vários países, membro do board do comitê de seleção de professores da EASE/SETI/ABT.
Uma das fundadoras do SE-Brasil e da ABT, uma das formandas do primeiro curso de SE® no Brasil, membro da diretoria em assuntos nacionais e internacionais desde a fundação da organização.


Sérgio Luiz de Oliveira e Silva é Psicólogo Clínico com especialização em Análise Existencial,
Terapeuta de Rolfing, Método de integração estrutural e educação do movimento e Terapeuta de Experiência Somática, abordagem psicoterapêutica de Resolução da Ansiedade e do Estresse Pós-Traumático. Possui Formação Acadêmica de Licenciatura em Educação Musical com formação complementar em Psicologia UFMG – 2001/2006, Pós-graduado Lato senso - Especialização em Neurociência e Comportamento – UFMG – 2007/2009, Bacharel em Psicologia – 2010/2014 – Centro Universitário Newton Paiva, Formação em Gestalt - terapia pelo Instituto Gestalt de Vanguarda – 2010/2013 e Pós-graduação Lato senso - Especialização em Psicologia Fenomenológico Existencial e Gestalt – FEAD – 2014/2015. Fornece atendimento para grupos terapêuticos da clinica de TEPT - Transtornos de Estresse Pós-Traumático. É Membro do quadro de professores da Associação Brasileira do Trauma – ABT.


Álvaro Genro é Psicólogo com formação neorreichiana pelo Instituto Ágora de São Paulo, foi presidente da UNIPSICO de Porto Alegre, treinamento em SE com avançado II concluído. De 1985 até 1993, atendimento psicológico na SSMA-RS (Secr. Saúde do Rio Grande Sul, em Porto Alegre), bem como consultório particular. Desde então, consultório particular, com atendimentos individuais e grupais, fundados nas diversas técnicas assimiladas, com predominância do S.E. nos últimos anos. Há cinco anos atua como Assistente na Equipe de Ensino de Experiência Somática (S.E.), nos cursos ministrados por Russell Ira Jones em Porto Alegre, RS.


Márcia Cezimbra Howard Hossell é Psicóloga Clínica, jornalista e escritora. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (2012), com tese de mestrado sobre a utilização do SE nos círculos restaurativos da Justiça, que incluiu pela primeira vez no Rio de Janeiro o nome de Peter Levine como referência teórica de trabalhos acadêmicos. Pós-graduação em Psicologia Junguiana (PUC, 2013), com pesquisa que também incluiu ferramentas do SE em trabalhos com crianças das favelas do Vidigal e da Rocinha. Assistente e Provedora em todos os níveis de formação do SE no Brasil, com experiência internacional na Alemanha e na África do Sul. Entre outros livros, é autora da biografia do maestro Antonio Carlos Jobim, Tons sobre Tom, em parceria com o crítico Tarik de Souza e a atriz Tessy Callado (Revan, 1994).


Arleide Menezes é Psicóloga Clínica; especialista em Dependência Química pelo Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas – CETAD- UFBA- Universidade Federal da Bahia; Pós-graduação em Psicotraumatologia pelo Instituto Junguiano da Bahia; Somatic Experiencing Practitioner - Provedora e Supervisora em todos os níveis (Iniciante, Intermediário e Avançado); Coordenadora de Somatic Experiencing® - Intermediário - Salvador-BA; Coordenadora do Comitê Organizacional do SIMPSE - Simpósio de Experiência Somática, em Salvador.


Melissa Coutinho é Psicóloga pela UFBA - Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (2003); Pós-graduada em Psicanálise (em curso), Pós-graduada em Dor, Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Pós-graduada em Psicologia Analítica. Especialista em Coaching com PNL e em Somatic Experiencing SE – Resolução do estresse pós-traumático.


Juliana Bemfica é Doutora em Ciência da Informação, docente de graduação e Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas; consultora na área de Políticas Públicas de Educação; experiência em gestão na área de educação, no registro e documentação cinematográfica e em trabalhos junto a comunidades; SEP, Assistente Provedora dos níveis Iniciante e Intermediário.

Conselho Fiscal


Pedro Prado é Psicólogo Clínico, foi professor de psicoterapia de Abordagem Corporal na PUC/SP. Em 1981 após fazer treinamento em Rolfing, trouxe a perspectiva de Integração Estrutural para sua clínica, sendo o primeiro rolfista do Brasil. Fundador da Associação Brasileira de Rolfing, atualmente é instrutor de Rolfing pelo Rolf Institute, Boulder, Colorado. Em 1998 trouxe Peter Levine e a Somatic Experiencing - SE para o Brasil. Fundador da Associação Brasileira do Trauma. Atualmente, além de continuar a desenvolver seu trabalho clinico é também instrutor de SE pela SETI - Somatic Experiencing Trauma Institute, Boulder, Colorado. Doutor em Psicossomática desenvolveu uma metodologia chamada "Structural Streches" que integra o trabalho de Integração Estrutural e Experiência Somática.


Cornélia Rossi é Bióloga, Mestre em Biologia, Psicóloga Clínica, Doutora em Psicologia, Rolfista e SEzista.
Ex-Gerente na Pfizer, ex-Coordenadora de pesquisas na Pfizer, RPGista, ex Diretora Presidente da ABT, ex-Board member do RISI, ex-Board member do SETI e Professora de SE®.
Uma das fundadoras do SE-Brasil e da ABT, uma das formandas do primeiro curso de SE® no Brasil e membro da diretoria em diversas funções desde a fundação da organização.