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Quero Conhecer mais Sobre o Trauma

O trauma pode se expressar de muitas e variadas formas e, estranhamente, reunir comportamentos e manifestações que nem de longe, à primeira vista, se poderia suspeitar como pertencentes a um único grupo.


A mulher que se vê acometida por uma tensão pré-menstrual fortíssima, sem causas físicas ou psicológicas que a justifiquem; o sujeito tranquilo e educado que de repente persegue, em alta velocidade, o carro que o fechou no trânsito; aquele parente do bem que às vezes constrange as adolescentes da família, cravando-as com olhos vidrados; a prima aérea e fechada, cujos tratamentos para episódios depressivos, dislexia, déficit de atenção, pouco efeito surtiram, deixando-a mais aérea e mais fechada; o garoto da vizinha que depois da queda, numa manobra radical de skate, passou a se machucar seguidamente, sempre do mesmo lado do corpo, como quem perdeu a orientação espacial;  o medo de gelar os ossos que você experimenta  em uma simples ida ao dentista; tudo pode ter um denominador comum –  o trauma.


Porque a violência aumenta no mundo, porque a infância está sendo roubada por abusos físicos e psicológicos, porque a miséria corrói a sociedade, precisamos saber sobre trauma. Porém, individualmente, precisamos ser capazes de procurar ajuda para nós mesmos, ou para aqueles com os quais nos relacionamos, através de informações coerentes e com confiança em que temos recursos instintivos para superar eventos traumáticos. 

 

De acordo com Peter A. Levine, criador do método SE - Somatic Experiencing® - trauma é uma resposta de defesa incompleta, altamente ativada, em termos de mobilização do organismo, e que ficou congelada no tempo. Padrões específicos de intensa carga energética estão intrinsecamente associados ao trauma e dele são constituintes. Seus sintomas decorrem de tentativas de reter e administrar essas cargas intensas, que são inerentes ao instinto de sobrevivência e aos impulsos mais poderosos que o corpo pode produzir.
O trauma acontece quando a capacidade adaptativa do organismo é forçada além de suas possibilidades de autorregulação – o sistema nervoso se desorganiza e não consegue recompor-se. Mesmo quando o trauma não dá sinais mais óbvios, o registro somático de sua presença no corpo pode eclodir muito depois, inclusive a partir de episódios aparentemente insignificantes.


Os sintomas do trauma não são causados pelo evento ameaçador em si. Estão relacionados à energia residual que ficou acumulada no corpo devido à impossibilidade de uma resposta biológica de luta, fuga ou congelamento diante do perigo. A traumatização ocorre quando não podemos defender a nós mesmos, ou por testemunharmos ameaça à vida ou à integridade psicológica de outras pessoas, marcadamente nossos entes queridos.
O trauma pertence à esfera do que é primário no ser humano. Curá-lo ou transformá-lo passa, necessariamente, por permitir que padrões de ação não conscientes e biologicamente determinados aconteçam no corpo, seguidos da descarga gradual da energia retida. Em essência, o método Experiência Somática é um facilitador desse processo. Seus princípios e técnicas de comprovada eficiência têm conduzido milhares de pessoas à restituição de uma vida plena.


A partir dessa compreensão do fenômeno traumático que Levine nos propicia, muitos horizontes se abrem para o aprimoramento profissional e  o desenvolvimento de carreira.
Abordar o trauma em sua essência de mecanismo inadaptado e aprender as técnicas que dão suporte ao organismo no retorno à autorregulação natural é um processo transformador para o aluno. De várias maneiras ele se torna mais humanamente qualificado, podendo oferecer a si mesmo como instrumento de uma relação fecunda com seus clientes.
Aumentar o espectro do que, de fato, o profissional sabe manejar e daqueles a quem ele pode assistir cria uma identidade única, como uma assinatura que particulariza o conjunto de competências de cada um.


A Associação Brasileira do Trauma mantém uma programação dinâmica de cursos formativos, em todo o Brasil. Os módulos são vivências de muito aprendizado, crescimento pessoal e preciosas relações, que se constituem a partir do compartilhar e da verdadeira mobilização humana que o tema evoca.

Professores e assistentes acompanham o processo individual do aluno, de tal modo que se desenvolva em seu próprio ritmo, numa atmosfera de acolhida e desafio modulado.

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