Cursos e Treinamentos

Faça sua inscrição

clique aqui

Próximos treinamentos:

Treinamento 17/11/2017 -
Módulo: Iniciante 3
Coordenador: Ana Cecilia Astiazarán
Fone:
castiaza@gmail.com

Treinamento 23/11/2017 -
Cidade: Salvador - BA
Módulo: Avançado 2
Coordenador: Arleide De Araujo B. De Meneses
Fone: 71 99962-3140
aabmeneses@terra.com.br

[conheça o Programa]

[ver calendário completo]


Cadastre-se
e receba nossa newsletter


Informação rápida e inteligente
também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!

Aos que Exercem Atividades de Exposição a Contextos Traumáticos e Aos que Atuam em Hospitais e Clínicas

Atividades ligadas ao socorro humano em emergências, tais como as de policiais, paramédicos, bombeiros e membros da Defesa Civil, colocam seus profissionais em contato permanente com pessoas traumatizadas, ou que podem vir a desenvolver reações traumáticas. Incluem-se aqui enfermeiros e membros de equipes de hospitais e clínicas que, todos os dias, defrontam-se com pessoas para quem estar num ambiente de atendimento de saúde é, no mínimo, altamente estressante. Poder atender a tais situações, assistindo devidamente a essas pessoas, é um diferencial de qualidade significativo para o profissional, sua equipe e o público.


O trauma resulta de padrões incompletos do sistema de defesa e preservação da vida, de acordo com Peter A. Levine. Decorre de respostas de luta, fuga ou congelamento que, não finalizadas, ficam retidas no organismo como intensa carga de energia. É um modo específico de travamento biológico que retém essa alta intensidade energética, mobilizada para defender e preservar a vida em situações de perigo. Os sintomas que gera são, na realidade, tentativas de o organismo conter e administrar esses níveis energéticos elevados.


O trauma está diretamente relacionado ao primário em nós – é da esfera do instintivo e involuntário. Curá-lo ou transformá-lo é permitir que o corpo complete seus ciclos e padrões de respostas defensivas e que elimine, gradualmente, a elevada energia que ficou retida. E isso é possível, conforme tem nos mostrado o sucesso do método Somatic Experiencing® em todo o mundo; seus princípios e técnicas monitoram e amparam o organismo no resgate de sua capacidade de autorregulação. Milhares de pessoas têm se beneficiado na superação de traumas diversos, através dessa abordagem naturalista.


Conhecer a dinâmica do trauma e saber prestar assistência, no momento da reação de choque, ou após sua eclosão, pode fazer toda a diferença para quem lida com emergências e situações de ameaça à vida. Em termos individuais, evita-se o desenvolvimento do estresse pós-traumático; em termos coletivos, uma pessoa que sai do choque representa um estímulo poderoso para as demais envolvidas na situação. Igualmente importante é aprender a prevenir tais reações a partir de uma abordagem coerente e confiável do ponto de vista sensorial. Na hora crítica, além da eficiência técnica, a prontidão do aparato instintivo de quem socorre é o que realmente faz a diferença.

Os cursos e treinamentos técnicos da ABT são elaborados para capacitar os alunos a atender com precisão e consistência. O fortalecimento dos recursos instintivos de cada participante e de sua qualidade de presença é o que norteia professores e assistentes no suporte ao grupo. Um salto de qualidade pode ser dado pelas equipes que assumem a tarefa de, efetivamente, lidar com o trauma.


» Clique aqui e saiba sobre os cursos e treinamentos