Associação Brasileira do Trauma

Formada principalmente por profissionais de saúde, todos especialistas ou em processo de especialização pelo método SE™ – Somatic Experiencing® (Experiência Somática) de resolução de trauma, a Associação é uma comunidade fecunda, pulsante e investida na abrangência do tema. A ABT é a única entidade autorizada pelo SETI (Somatic Experiencing® Trauma Institute) a certificar o método SE nos países da América do Sul e, também, na Nicarágua.

Seus associados são terapeutas praticantes de SE, entre eles, professores do curso de formação, provedores e supervisores de sessões para certificação no método, assistentes de classe e alunos, que agregaram às suas competências profissionais o aprofundamento num dos assuntos mais desafiadores, cruciais e urgentes da atualidade. Todos num esforço conjunto de disseminar conhecimentos e informações, expandindo a compreensão e desfazendo mitos sobre o trauma. Todos comprometidos em levar alívio e cura para pessoas que vieram a desenvolver o Transtorno do Estresse Pós-Traumático, nas mais variadas manifestações e intensidades sintomáticas que esse transtorno pode assumir.

De modo capital, a Associação está se ocupando em desenvolver programas de prevenção, afim de capacitar mais e mais pessoas a prestar socorro em situações críticas, bem como a aprender a se proteger e a zelar pelo próprio equilíbrio em contextos de exposição ao trauma e seus efeitos.

Diretores

Sérgio é psicólogo clínico, com especialização em Neurociência e Comportamento, Psicologia Fenomenológico Existencial e Gestalt-Terapia. É licenciado em Educação Musical com formação complementar em Psicologia pela UFMG. É terapeuta de Rolfing, método de integração estrutural e educação do movimento, e SEP (Somatic Experiencing® Practitioner), atuando como professor do curso de formação em SE nos níveis Iniciante e Intermediário, e provedor e supervisor individual e de grupo em todos os níveis. Atende grupos terapêuticos da clínica de TEPT – Transtornos de Estresse Pós Traumático.

Conselho Fiscal

Pedro é psicólogo clínico. Em 1981, após fazer a formação em Rolfing, trouxe a perspectiva de Integração Estrutural para sua clínica, sendo o primeiro rolfista do Brasil. Fundador da Associação Brasileira de Rolfing (ABR), atualmente é instrutor de Rolfing pelo Rolf Institute, em Boulder, nos EUA. Em 1998, trouxe o Dr. Peter A. Levine e o método SE™ - Somatic Experiencing® para o Brasil, tendo sido um dos fundadores da SE-Brasil e da Associação Brasileira do Trauma. É SEP (Somatic Experiencing® Practitioner), professor do curso de formação em SE no Brasil e no exterior, em todos os níveis, provedor e supervisor individual e de grupo também em todos os níveis. Doutor em Psicossomática, desenvolveu uma metodologia chamada "Structural Streches" que integra o trabalho de Integração Estrutural e Somatic Experiencing®.