Assistentes e Provedores

Assistentes são estudantes de nível mais avançado ou profissionais certificados SEP que auxiliam os alunos na parte prática dos cursos de formação em SE, desde o Iniciante 1 até o Avançado 2. Todas as turmas contam com um assistente para cada três alunos, os quais são estimulados a se alternarem nos papeis de terapeuta, cliente e observador. Os assistentes dão segurança e contenção ao grupo, criando um ambiente protegido onde os alunos se sentem seguros para experimentar a aplicação prática do método SE.

Provedores de sessões e supervisores são profissionais certificados SEP habilitados pela ABT a aplicarem sessões individuais de SE e fazerem supervisões de casos em que os alunos utilizaram o método SE em seus atendimentos.

As sessões individuais que o aluno faz durante a formação facilitam o processo de aprendizagem do método. O aluno experimenta diversos estilos de atendimento e da aplicação do método Somatic Experiencing®, podendo auxiliá-lo numa melhor compreensão da parte teórica das aulas.

Além disso, o aluno conta com o recurso de supervisão de seus casos, podendo fazê-la de forma individual ou em grupo. Os supervisores são provedores que receberam mais treinamento para estarem habilitados a orientar o aluno nas demandas que enfrenta na sua prática clínica, quando introduz o método SE no atendimento a seus clientes. A supervisão de casos ajuda o aluno a aprofundar o entendimento dos princípios e metodologia da SE em relação à sua própria prática, contribuindo para integrá-la no seu próprio setting terapêutico e fornecendo apoio para o desenvolvimento de uma prática individualizada.

Para obter o Certificado de SEP (Somatic Experiencing® Practitioner), o aluno deve perfazer um total de 12 horas de sessões individuais e 18 horas de supervisão de casos com os provedores e supervisores habilitados pela ABT a assinarem a ficha de registro de sessões e supervisões. É importante que o aluno verifique sempre quem são os profissionais que estão habilitados no momento em que ele vai fazer a sessão ou supervisão. Novos provedores e supervisores estão sempre surgindo, enquanto outros podem perder ou abdicar do título. Na área logada do aluno, no site da ABT, há uma lista disponível que é constantemente atualizada.

Lista atualizada de provedores e supervisores