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SOMA-Embodiment
O programa completo de formação no método Somatic Experiencing® é composto por três níveis: Iniciante, Intermediário e Avançado, realizado em módulos de 4 ou 6 dias, durante cerca de três anos.
Algumas adaptações e mudanças no formato do curso podem ocorrer, quando necessário, dependendo das características de cada localidade e da agenda de compromissos do professor.
No total, a formação tem 216 horas de aulas, divididas entre exposições teóricas e atividades práticas.
Desde o Iniciante 1, o aluno é ensinado a identificar a dinâmica do trauma no cliente e a fazer uso das ferramentas para aplicar uma sessão de SE de maneira a normalizar e estabilizar suas reações traumáticas.
As práticas são feitas entre os alunos, após as demonstrações dadas pelo professor. Assistentes de classe com experiência na aplicação do método SE™ auxiliam nestas atividades, propiciando um ambiente seguro e protegido aos alunos. Para a certificação SEP (Somatic Experiencing® Practitioner), é necessário que o aluno faça pelo menos 12 horas de sessões pessoais e pelo menos 18 horas de supervisão com provedores e supervisores habilitados pela Associação Brasileira do Trauma.
Anualmente, a ABT oferece cursos na maior parte das capitais brasileiras. Para buscar um curso próximo de sua região, clique aqui.
Nível | Módulo | Sessões Pessoais | Supervisões |
---|---|---|---|
Iniciante | Iniciante 1 (4 dias de aula ou 24h) | 4 horas | 4 horas |
Iniciante 2 (4 dias de aula ou 24h) | |||
Iniciante 3 (4 dias de aula ou 24h) | |||
Intermediário | Intermediário 1 (4 dias de aula ou 24h) | 4 horas | 6 horas |
Intermediário 2 (4 dias de aula ou 24h) | |||
Intermediário 3 (4 dias de aula ou 24h) | |||
Avançado | Avançado 1 (6 dias de aula ou 36h) | 4 horas | 8 horas |
Avançado 2 (6 dias de aula ou 36h) | |||
Total de créditos para certificação |
6 módulos de 4 dias e 2 módulos de 6 dias 216 horas de aula |
12 horas sessões pessoais |
18 horas supervisão |
DETALHAMENTO DO PROGRAMA
INTERMEDIÁRIO 1, 2 e 3
Examinar as diferentes categorias e causas de choques traumáticos e de como abordar e tratar cada uma delas:
A. Com desconto: R$ 1.800,00 (associados da ABT com anuidade em dia pagam R$ 1.750,00)
B. Sem desconto: R$ 2.200,00 (associados da ABT com anuidade em dia pagam R$ 2.150,00)
Avançado 1 e 2:
A. Com desconto: R$ 2.700,00 (associados com anuidade em dia pagam R$ 2.625,00)
B. Sem desconto: R$ 3.300,00 (associados com anuidade em dia pagam R$ 3.225,00)
Valor com desconto será aplicado se o pagamento for efetivado em até 30 dias da data programada para o início do módulo.
FORMAS DE PAGAMENTO:
Na tela de pagamento temos 2 opções: Opção 1 - Cartão de crédito*: Cobrará valor com e sem desconto à vista ou valor sem desconto parcelado em até 12 vezes sem juros. Opção 2 - transferência bancária (TED, PIX ou depósito em caixa), para pagamento do valor com e sem desconto, somente à vista.
Bandeiras aceitas:
Caso não haja o número mínimo de pagantes para a viabilização do módulo, o mesmo poderá ser cancelado ou prorrogado a critério único e exclusivo da ABT, devendo esta avisar o ALUNO com pelo menos 10 dias de antecedência à data de início que estava previamente agendada. Nesse caso a ABT devolverá 100% do valor da inscrição ou, por opção do aluno, transferir sua inscrição para outra data ou outra turma.
O aluno que se inscreveu, pagou e desistiu de participar de um determinado módulo pode solicitar o cancelamento da inscrição, devendo requerê-lo, por escrito, em até 07 dias antes da ocorrência do primeiro dia de aula. Neste caso, a ABT retém 20% do valor da inscrição para pagamento de despesas administrativas. O restante será restituído ao aluno por meio de depósito bancário na conta da Pessoa Física ou Jurídica que realizou o pagamento
O aluno pode ainda optar por deixar o valor como crédito para a inscrição de um próximo módulo, desde que comunique a Administração da ABT, por escrito, dentro do prazo de 7 dias antes do início do curso. No caso de o valor ficar como crédito, o mesmo ficará disponível integralmente para ser descontado do pagamento do próximo módulo que o aluno escolher participar.
Em caso de falta sem aviso prévio e sem justificativa, o aluno não terá restituição de parte do valor pago pela inscrição e nem poderá deixá-lo como crédito para um módulo futuro. Se o aluno faltar sem aviso prévio mas tiver um documento que comprove a falta (atestado médico próprio, certificado de óbito de parente próximo ou cancelamento de voo por parte da companhia aérea), poderá fazer a reposição do módulo que perdeu ou se inscrever para um módulo normal em data futura ou em outra localidade.
POLÍTICA PARA MUDANÇA DE TURMAS
Caso o aluno tenha necessidade de mudar de turma, este deverá fazer contato com a coordenadora de sua classe em que está inscrito, solicitando a transferência e justificando o motivo da sua solicitação. A solicitação será avaliada pelos professores e coordenadores das classes envolvidas em conjunto com a diretoria. Essa análise levará em consideração a presença adequada no módulo imediatamente anterior, deverá respeitar o intervalo de pelo menos 60 dias entre níveis/módulos e capacidade da turma desejada, seja quórum, número técnico didático permitido na classe ou capacidade do local (se presencial) da classe em formação solicitada. Caso um pedido de mudança de turma não seja julgado viável por quaisquer dos motivos acima, a ABT comunicará ao aluno da decisão, podendo o aluno realizar nova tentativa para o próximo módulo pertinente disponível do treinamento da ABT. Ao aluno fica vedada a inscrição no site na classe solicitada enquanto não houver o deferimento de sua solicitação.
Para solicitar a mudança de turma ou justificar a sua ausência em algum módulo, clique aqui.
O aluno que avisou com antecedência que não poderia fazer o módulo ou apresentou justificativa comprovada para sua falta pode fazer uma reposição para o módulo que perdeu. A reposição deverá ser tratada diretamente com o coordenador local do curso. O valor da reposição é o valor sem desconto. Caso o aluno tenha pago o valor com desconto e quiser fazer a reposição, deverá acertar a diferença com o Financeiro da ABT.
No caso de cancelamento ou adiamento do módulo por parte da ABT, o aluno tem o direito de solicitar a restituição integral do valor pago, sendo reembolsado por depósito na conta corrente da Pessoa Física ou Jurídica que realizou o pagamento de sua inscrição. O aluno também pode solicitar ao Financeiro da ABT que o valor pago fique como crédito integral para inscrição do mesmo módulo em data futura ou em outra localidade.
Revisões e readmissões
O aluno em revisão é aquele que deseja refazer quaisquer um dos módulos
que já tenha feito, em qualquer tempo, presencial ou online. O aluno em revisão
poderá participar do treinamento, da mesma forma de quando foi um aluno
regular.
O aluno em readmissão é aquele que esteve ausente do treinamento por 5 anos ou mais, e deseja retomar a formação. O aluno em readmissão precisará refazer seu módulo mais recente como uma revisão antes de prosseguir com o treinamento. Essa revisão pode ser feita através dos módulos presenciais ou online. Se a sua ausência do treinamento não exceder 5 anos, poderá reingressar no próximo módulo elegível.
Consulte o coordenador local, da turma em que deseja participar, para mais orientações.
PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS
O aluno que se enquadrar no perfil de baixa renda (ou seja, renda pessoal de até três salários-mínimos) poderá aplicar no programa de descontos para bolsas através de um formulário. Clique aqui para acessar e seguir as orientações.
O certificado de Praticante de Somatic Experiencing® (SEP) é fornecido pelo Somatic Experiencing® International (SEI), com sede nos EUA, mediante o cumprimento de todos os créditos exigidos no programa de formação em SE™. O certificado de SEP não licencia o aluno para a prática clínica de psicoterapia ou de terapia corporal. Esta licença segue as regras dos órgãos educacionais credenciados e das leis governamentais de cada estado e/ou país no qual o aluno pretende atuar.
Todas as sessões individuais e supervisões de SE são conduzidas por profissionais certificados como SEP e oficialmente habilitados pela ABT para estas funções. O custo das sessões individuais e das supervisões não está incluso nos valores da formação em SE™ realizada pela ABT, e deve ser negociado com, e pago diretamente ao profissional escolhido.
Para contabilização dos créditos de supervisão, 3 horas de supervisão em grupo são equivalentes a 1 hora de crédito. No mínimo 4 horas devem ser destinadas à supervisão individual e pelo menos 6 horas devem ser feitas com professor de SE™. É da responsabilidade de cada estudante registrar corretamente as sessões e supervisões, recolher as assinaturas de cada profissional aprovado pela ABT e enviar estes registros para a Administração, com sede em São Paulo, capital, para posteriormente receber o certificado de SEP emitido pelo SEI.
É altamente recomendável que suas sessões e supervisões pessoais sejam distribuídas ao longo de seu treinamento para que você receba o máximo de benefícios educacionais. Isso garantirá que você receba informações e suporte valiosos à medida que avança no treinamento. Se a distribuição das sessões não corresponder ao recomendado, você ainda estará qualificado para o certificado SEP, desde que os requisitos de sessões totais de três anos sejam atendidos. Ao iniciar o primeiro dia de um novo nível de treinamento, todas as sessões creditadas devem ser recebidas de um provedor aprovado para dar sessões e/ou consultas no seu nível atual de treinamento (por exemplo, ao iniciar o primeiro dia do treinamento Intermediário I, todas as sessões e consultas devem ser recebidas de provedores aprovados de nível Intermediário). Antes de agendar suas sessões, verifique se o provedor é aprovado para seu nível de treinamento atual. Recomendamos que você obtenha sessões de vários provedores que tenham sido treinados por diferentes membros do corpo docente para que você possa se beneficiar da diversidade de experiências, formação, históricos e estilos. Acesse a lista de profissionais em https://www.traumatemcura.com.br/somatic-experiencing/conteudo. No campo “buscar” escreva “provedores” e faça o download das informações. Ou entre em contato com o seu coordenador da formação para auxílio.
Qualquer dúvida, acesse o contrato do aluno disponível em sua área logada em seguida clicando em CONHECIMENTOS no menu principal ou entre em contato conosco pelos canais abaixo:
contato@traumatemcura.com.br, ou através do WhatsApp +55 11 93147-0059.