Professores e Coordenadores

Durante a formação em SE, vários profissionais acompanham o percurso dos alunos, entre eles, os professores e os coordenadores locais que organizam os treinamentos.

Os Professores são profissionais com amplo conhecimento do método Somatic Experiencing®, tanto na teoria quanto na prática. Antes de serem habilitados como professores da ABT, eles percorreram um longo caminho. Fizeram toda a formação em SE, obtendo o certificado de SEP (Somatic Experiencing® Practitioner), prestaram auxílio como assistentes no curso de formação, passando pelas etapas necessárias para a obtenção das titulações de provedor nos níveis Iniciante, Intermediário e Avançado, e de supervisor individual e de grupo também nos níveis Iniciante, Intermediário e Avançado, finalmente recebendo o treinamento para tornarem-se professores.

A maior parte dos professores fez a formação em SE com o próprio Peter Levine, sendo treinados diretamente por ele. Regularmente ministram aulas tanto no Brasil, como em outros países da América do Sul e Central, atuando também na Europa, África e Ásia. Uma vez formados professores, eles passam a fazer parte da comunidade mundial de professores de SE, trocando conhecimento e experiências anualmente por meio do encontro mundial de professores de SE e sendo regularmente avaliados pelo Conselho Educacional da ABT.

Os Coordenadores geralmente são profissionais que fizeram ou estão em processo de formação no método Somatic Experiencing® e que desejam levar a formação em SE para suas cidades. Às vezes, podem substituir um coordenador de uma cidade que já oferece o treinamento. Sua experiência em SE é fundamental para a compreensão do tipo de ambiente que devem oferecer aos alunos, tanto na escolha do espaço adequado e demais necessidades estruturais, quanto no auxílio ao professor para a arregimentação dos assistentes, e no próprio acompanhamento dos alunos, desde a inscrição nos treinamentos, reposição em caso de faltas, até os requisitos para a certificação SEP.

O coordenador trabalha em conjunto com a equipe administrativa da ABT para atender o aluno da melhor forma possível.

Professores

Lael é sócia-fundadora da SE-Brasil e da Associação Brasileira do Trauma. SEP (Somatic Experiencing® Practitioner), fez a formação diretamente com o Dr. Peter A. Levine. Além de provedora, supervisora individual e de grupo em todos os níveis, Lael é professora do curso de formação em SE, também em todos os níveis, e dá treinamentos tanto no Brasil como em outros países da América do Sul, EUA, Europa e Ásia, fazendo parte do quadro de professores de SE do SETI. Lael também se formou como rolfista avançada e movimentista pelo Rolf Institute, nos EUA, e dá aulas de Rolfing e Rolfing Movimento no Brasil, EUA, Ásia e Europa. É professora e palestrante de Shin Shin Toitsu Do (Coordenação Mente e Corpo) pelo Ki No Kenkyukai de Tókio, no Japão, e faixa preta em 5º Grau de Ki-Aikidô.

Coordenadores

Suely é psicóloga clínica, especialista em Psicologia Analítica (Jung) e Técnicas Corporais pelo Instituto Sedes Sapientiae (1995), onde é professora desde 2012. É SEP (Somatic Experiencing® Practitioner) desde 2003, sendo provedora e supervisora individual de SE em todos os níveis e atuando como coordenadora do curso de formação em SE na cidade de São Paulo para os níveis Iniciante e Intermediário. Possui, ainda, 14 anos de experiência em Recursos Humanos, tendo atuado em treinamento e seleção de pessoal e também na área administrativa, anteriormente à graduação em Psicologia, em 1978.